sábado, 29 de outubro de 2011

I.N.S.F: COLÉGIO DE UBAJARA É O MELHOR DA IBIAPABA NO ENEM.



Irmã Conceição e coordenadora Irlane Fernandes
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) nos deu um diagnóstico preciso de como anda a educação tanto pública quanto privada do país. A amostra de notas dos alunos concludentes do ensino médio também serve para traçarmos um perfil educacional das mais diversas regiões brasileiras. Nesse sentido, o alunado passa a ter uma melhor certeza das suas reais chances de adentrarem nas melhores universidades do Brasil.
A região cearense da Ibiapaba que envolve uma população com mais de meio milhão de habitantes, tem sido alvo de grandes investimentos privados e estatais nos últimos anos, os quais tem contribuído para a expansão do setor educacional da rede particular em meio a demanda populacional crescente.
O INSF, Instituto Nossa Senhora de Fátima de Ubajara, dentro dessa nova realidade, vem demonstrando uma qualidade educacional de destaque na região serrana. A Instituição que funciona há mais de 52 anos naquela cidade turística, sendo dirigida pelas irmãs de caridade de São Vicente de Paulo, foi o grande destaque no ENEM.
De acordo com os números do MEC o INSF foi a melhor escola da região da Ibiapaba, ficando também, numa amostragem maior que abrange toda a região Norte (litoral e noroeste) e Inhamúns, em terceiro lugar superando inclusive os tradicionais colégios Luciano Feijão (4º Lugar) e Santana (15º lugar) de Sobral.
Irmã Conceição Ferreira, diretora do INSF, comentando sobre a histórica conquista afirma que esse resultado se deve a "constante busca por uma excelência de qualidade em educação que envolve o corpo docente e discente". A coordenadora do Ensino Médio, Irlane Fernandes, também enfatiza que a realização de simulados e os projetos educacionais como a Feira das Profissões, o Projeto Cultural Interdisciplinar e o cursinho pré-vestibular, contribuem para o foco do aluno dentro de uma perspectiva sobre o futuro. A diretora também afirma que a escola continua desenvolvendo seus tradicionais projetos de assistência social, como a atuante pastoral da juventude e a visita aos pobres em que o aluno é envolvido.
O Instituto deixa claro que a educação e a caridade, assim bem praticada pelas irmãs vicentinas que o dirige, pode perfeitamente conciliar a dinâmica da aprovação nos vestibulares e as obras filantrópicas.
O Blog do KT parabeniza os professores Eriberto Ponte, Adriana, Márcio Araújo, Jean Carlos, Raul Castro, Irlane, Francina e Hermeson Veras, os quais foram protagonistas nesta conquista obtida após na preparação para a última prova do ENEM.

Postado por Kléber Teixeira Santos

Lista de exercícios - Leis de Newton - 1º ano

1. No interior de um avião que se desloca horizontalmente em relação ao solo, com velocidade constante de 1000 km/h, um passageiro deixa cair um copo. Observe a ilustração abaixo, na qual estão indicados quatro pontos no piso do corredor do avião e a posição desse passageiro.

O copo, ao cair, atinge o piso do avião próximo ao ponto indicado pela seguinte letra:
a) P
b) Q
c) R
d) S

2. Os corpos A, B e C a seguir representados possuem massas m(A) = 3 kg, m(B) = 2 kg e m(C) = 5 kg. Considerando que estão apoiados sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa e que a força F vale 20 N, determine a intensidade da força que o corpo A exerce no corpo B.

a) 14 N.
b) 8 N.
c) 2 N.
d) 10 N.
e) 12 N.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
Na figura, o bloco A tem uma massa MA = 80 kg e o bloco B, uma massa MB = 20 kg. São ainda desprezíveis os atritos e as inércias do fio e da polia e considera-se g = 10m/s².


3. Sobre a aceleração do bloco B, pode-se afirmar que ela será de:
a) 10 m/s2 para baixo.
b) 4,0 m/s2 para cima.
c) 4,0 m/s2 para baixo.
d) 2,0 m/s2 para baixo.
Considere que as massas de A e B sejam, respectivamente, iguais a 80 kg e 20 kg. As polias e os fios são ideais, com g = 10 m/s2.

4.

O módulo da força que traciona o fio é:
a) 160 N
b) 200 N
c) 400 N
d) 600 N
Considere que as massas de A e B sejam, respectivamente, iguais a 80 kg e 20 kg. As polias e os fios são ideais, com g = 10 m/s2.

5. Dois blocos A e B de massas 10 kg e 20 kg, respectivamente, unidos por um fio de massa desprezível, estão em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Uma força, também horizontal, de intensidade F = 60N é aplicada no bloco B, conforme mostra a figura.

O módulo da força de tração no fio que une os dois blocos, em newtons, vale
a) 60.
b) 50.
c) 40.
d) 30.
e) 20.

6.Uma locomotiva puxa uma série de vagões, a partir do repouso. Qual é a análise correta da situação?
a) A locomotiva pode mover o trem somente se for mais pesada do que os vagões.
b) A força que a locomotiva exerce nos vagões é tão intensa quanto a que os vagões exercem na locomotiva; no entanto, a força de atrito na locomotiva é grande e é para frente, enquanto que a que ocorre nos vagões é pequena e para trás.
c) O trem se move porque a locomotiva dá um rápido puxão nos vagões, e, momentaneamente, esta força é maior do que a que os vagões exercem na locomotiva.
d) O trem se move para frente porque a locomotiva puxa os vagões para frente com uma força maior do que a força com a qual os vagões puxam a locomotiva para trás.
e) Porque a ação é sempre igual à reação, a locomotiva não consegue puxar os vagões.

7. Dois blocos A e B, de massas mA= 0,69kg e mB= 0,40kg, apresentados na figura adiante, estão ligados por um fio que passa por uma roldana. Tanto o fio quanto a roldana têm massas desprezíveis. O sistema é solto com o bloco B na posição M, indo atingir a posição N, 80cm abaixo, com velocidade de 2,0 m/s.


A aceleração que esses blocos adquirem, nesse movimento, vale, em m/s
a) 1,5
b) 1,8
c) 2,0
d) 2,5
e) 3,0

8. Os blocos A e B têm massas mA = 5,0 kg e mB = 2,0 kg e estão apoiados num plano horizontal perfeitamente liso.
Aplica-se ao corpo A a força horizontal , de módulo 21 N.

A força de contato entre os blocos A e B tem módulo, em newtons,
a) 21
b) 11,5
c) 9,0
d) 7,0
e) 6,0

09. Os corpos A e B são puxados para cima, com aceleração de 2,0 m/s2, por meio da força , conforme o esquema a seguir. Sendo mA = 4,0 kg, mB = 3,0 kg e g = 10 m/s2, a força de tração na corda que une os corpos A e B tem módulo, em N, de

a) 14
b) 30
c) 32
d) 36
e) 44

10.

Os três corpos, A, B e C, representados na figura a seguir têm massas iguais, m = 3,0 kg.
O plano horizontal, onde se apóiam A e B, não oferece atrito, a roldana tem massa desprezível e a aceleração local da gravidade pode ser considerada g = 10 m/s2. A tração no fio que une os blocos A e B tem módulo
a) 10 N
b) 15 N
c) 20 N
d) 25 N
e) 30 N